segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O ato de ensinar

Muito se discute sobre os métodos de ensino. O professor dinâmico, autêntico, responsável... mas todo esse aparato é pouco para os alunos de hoje, eles querem mais, algo que chame a sua atenção, que envolva o seu conhecimento prévio as novas descobertas. É sabido que o aluno só aprende e apreende o que lhe interessa.
Vejo esses meios como forma de o professor chegar ao aluno, porém há algo que infelizmente são poucos os docentes possuem: humildade e afeto. Quem não gosta de ouvir uma palavra de carinho? um elogio? uma mão no ombro? deveríamos lembrar sempre que os nossos alunos tem auto-estima baixa, qualquer indiferença no tratamento é motivo para desistência e abandono.
Portanto, o ato de ensinar não se resume ao simples repasse de conteúdos, atividades diversificadas e dinâmicas, o afeto é um ponto primordial para conquistar os nossos alunos, o ato de ensinar, é um ato de amor, de troca de idéias, de ensinamentos para a vida, para o mundo. Se assim fizer, nós professores, seremos lembrados pelos bons exemplos. As marcas de gratidão ficarão para sempre no coração e nas lembranças de cada um.

Iêda Lima