segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Aprender mais para ensinar melhor.
Escola: ambiente transformador

                        A escola, por excelência, é entendida sendo um espaço para aprender e ensinar. Prevendo a formação cultural e científica das crianças e jovens. Possibilitando aos mesmos, contato com uma cultura provida pela ciência, pela técnica, pela linguagem e pela ética.
                        A educação brasileira, busca de maneira sistematizada, assegurar aos seus alunos, um ensino de qualidade. Revendo conceitos e reestruturando as práticas pedagógicas e valorizando os saberes dos educandos.
                        As novas diretrizes curriculares, a Lei de Diretrizes e Bases-9.394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais, são referenciais para a escola formular e reformular suas propostas de trabalho, tendo como objetivo, a formação plena do sujeito. A busca por novas formas de ensinar e aprender, é uma necessidade para garantir o processo de construção de aprendizagem significativa.
                        Diante dos pontos abordados, nota-se a importância da formação continuada dos profissionais da educação, em particular, o professor, sendo ele quem opera a legitimação do saber. Saber que constrói os conhecimentos ao longo da vida.
                        Em síntese, investir na formação do professor e rever as práticas pedagógicas, é possível assegurar uma educação de qualidade. Por meio de um trabalho coletivo, envolvendo a família, também. Com isto, cada ação didática terá um valor crítico para o aluno, proporcionando o seu preparo para o pleno exercício de sua cidadania.
Iêda Francisca Lima de Farias