Aprender mais para
ensinar melhor.
Escola: ambiente
transformador
A
escola, por excelência, é entendida sendo um espaço para aprender e ensinar.
Prevendo a formação cultural e científica das crianças e jovens. Possibilitando
aos mesmos, contato com uma cultura provida pela ciência, pela técnica, pela
linguagem e pela ética.
A
educação brasileira, busca de maneira sistematizada, assegurar aos seus alunos,
um ensino de qualidade. Revendo conceitos e reestruturando as práticas
pedagógicas e valorizando os saberes dos educandos.
As
novas diretrizes curriculares, a Lei de Diretrizes e Bases-9.394/96 e os
Parâmetros Curriculares Nacionais, são referenciais para a escola formular e
reformular suas propostas de trabalho, tendo como objetivo, a formação plena do
sujeito. A busca por novas formas de ensinar e aprender, é uma necessidade para
garantir o processo de construção de aprendizagem significativa.
Diante
dos pontos abordados, nota-se a importância da formação continuada dos
profissionais da educação, em particular, o professor, sendo ele quem opera a
legitimação do saber. Saber que constrói os conhecimentos ao longo da vida.
Em
síntese, investir na formação do professor e rever as práticas pedagógicas, é
possível assegurar uma educação de qualidade. Por meio de um trabalho coletivo,
envolvendo a família, também. Com isto, cada ação didática terá um valor
crítico para o aluno, proporcionando o seu preparo para o pleno exercício de
sua cidadania.
Iêda Francisca Lima de Farias