Educar para o Sentimento e Solidariedade
No momento em que surgem cada vez mais casos de violência protagonizada pelas crianças e jovens nas escolas, o XI Congresso de Internacional de Tecnologia na Educação propõe-se a discutir “A Construção da Solidariedade e a Educação do Sentimento na Escola”. A palestrante Telma Vinha, da Faculdade de Educação da Unicamp/SP, ao longo de sua apresentação, destacou a importância de se trabalhar com os alunos a partir das situações de conflitos surgidas no dia a dia da sala de aula, valores e virtudes que auxiliem na formação da identidade de cada um deles.
Segundo a professora, para formar pessoas comprometidas, eticamente, com a verdade e a honestidade, é preciso deixar de lado as medidas repressivas, como advertências e suspensões, e começar a estimular nelas sentimentos e ações nobres, solidários, que atravessem os muros da escola e as façam agir de acordo com seu repertório somático, do que se deve ou não se deve fazer diante das circunstâncias, seja adversa ou não.
Para isso, Telma Vinha elencou três fatores que interferem diretamente na formação virtuosa das pessoas: juízo, o conteúdo das críticas e elogios que recebem; exemplo, perspectivas éticas são inspiradas em pessoas que admiramos; êxito e fracasso, é a partir deles que se aprende que a justiça e a honestidade são valores indispensáveis. Sem dúvida, é um grande desafio, não só para os professores, mas para toda a sociedade.